sábado, 23 de março de 2013

6º. ENCONTRO GESTÃO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA INTEGRAR


6º. ENCONTRO GESTÃO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA INTEGRAR
Bairro: SÃO PEDRO – São José, casa do estudante de Geografia – UFSC - Lucas Nikifort Godoy, dia 19 de agosto de 2012.
APRESENTAÇÃO (14 participantes): BIANCA (BIO), KLEICER (GEO), LUCIANA (CIÊNCIAS SOCIAIS), MICHELE (ARQUITETURA e URBANISMO), JÚLIA (MESTRANDA ANTROPOLOGIA), LUCAS DE MELO (DIREITO), ROMEINE (MUSEOLOGIA), LUCAS NIKIFORT (GEOGRAFIA), LUCAS AXEL (ESTUDANTE ENS MÉDIO), MARA ROSANA (ESTUDANTE SEMI –INTEGRAR, quer fazer arquitetura – 15 anos fora da sala de aula), REGIANE (ENFERMAGEM), TAMYRES FERRI (AGRONOMIA), KEYLA CARVALHO (LETRAS PORTUGUÊS), DENISE (MESTRANDA ANTROPOLOGIA),

AUSÊNCIAS JUSTIFICADAS: SANDRA (ESTUDANTE DIREITO CESUSC) – DOENTE, DÉBORA (SISTEMA DA INFOR) – VIAGEM, CARLOS AUGUSTO (EDUCAÇÃO FÍSICA) – TRABALHO.

INFORMES: PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO NAS ATIVIDADES DO INTEGRAR –
1 ANO DO INTEGRAR: GESTÃO FEZ O BOLO (ROMEINE-FAMÍLIA E LUCIANA), COM PATROCÍNIO FINANCEIRO DA GESTÃO.
AULA INAUGURAL: LUCIANA FALOU SOBRE A FUNÇÃO DA GESTÃO, COMO FUNCIONA, A REALIDADE DENTRO DA UNIVERSIDADE, AS BOLSAS, CONVITANDO OS ESTUDANTE A PARTICIPAREM DA LUTA.
AULA DE GEOGRAFIA, ATUALIDADES, INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE BRASILEIRA E MUNIDAL: (CARLOS E LUCIANA - PARTICIPARAM) - APRESENTARAM A GESTÃO, O ENDEREÇO DO BLOG PARA OS ESTUDANTES ACOMPANHAREM, CONVIDANDO OS ESTUDANTES PARA PARTICIPAREM DAS REUNIÕES E ATIVIDADES DA GESTÃO. SEGUNDO AVALIAÇÃO DA LUCIANA, OS ESTUDANTES NÃO ESTÃO TÃO EMPOLGADOS EM PARTICIPAR, POIS ENVOLVE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADES.
COMO RESULTADO CONSEGUIMOS A ESTUDANTE MARA DO SEMI PARA PARTICIPAR DA GESTÃO: SEGUNDO MARA, ELA QUER PARTICIPAR, POR QUE GOSTA DESSE MOVIMENTO DE AJUDAR.
VOLTA DA KEYLA – (OS HORÁRIOS NÃO ESTAVAM COMPATÍVEIS COM SUA DISPONIBILIDADE, ESTÁ VOLTANDO AGORA): PARTICIPOU DO INTEGRAR, ATRAVÉS DA ESTUDANTE CRISLEINE. CONSEGUIU PASSAR PARA UFSC EM LETRAS PORTUGUÊS, E GOSTOU DA IDEIA DA GESTÃO, E QUER PARTICIPAR;
ESTUDANTE REGIANE – VEIO PARA A GESTÃO PELO CONVITE DA MICHELE PARA PARTICIPAR, SEMPRE ESTUTARAM JUNTOS;
ESTUDANTE SECUNDARISTA LUCAS AXEL – SEMPRE SE INTERESSOU EM PARTICIPAR, E TAMBÉM PARTICIPA DO GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA.

MOMENTO 1 – FORMAÇÃO - SENSIBILIZAÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO DIA (POESIA, CURTA, CRÔNICA, NOTÍCIA ETC) – MICHELE MAFRA, trouxe um teaser do documentário: A CAMINHO DA COPA – QUE retrata a repressão e remoção das casas dos moradores nas comunidades periféricas do Rio, onde supostamente serão construídas infra estrutura para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
e uma REPORTAGEM: Ativistas protestam contra remoções para obras da Copa e das Olimpíadas (Bernardo Tabak, Do G1 - RJ)

                  De acordo com a estudante Michele, no curso de arquitetura da UFSC, os professores apenas dão aula, não estão preocupados com o a contextualização histórica de desigualdades sociais e problemas urbanos da sociedade brasileira, mesmo que no curso exista um grupo chamado AMA (vamos pesquisar para saber a sua função social e participar), que deveria se envolver nos assuntos desta problemática nas comunidades.

                  Para a estudante Luciana, nas comunidades dos morros, podemos ver todo tipo de falta de estrutura urbana, o mais grave são os esgotos a céu aberto, podia ter um envolvimento da universidade com as comunidades, fazendo uma pressão para o poder público garantir as condições mínimas para se viver.
De acordo ainda com a estudante, do curso de ciências sociais da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no futuro, organizados na Gestão, podemos entrelaçar nossos cursos e levara campo nossos conhecimentos, e fazer intervenção social.

                  Segundo a educadora popular do Projeto de Educação Comunitária INTEGRAR, Bianca Romeu (biologia), é necessário buscar envolver também uma parceria com a prefeitura, para a realização das obras. Porém, falta organização, e também a população saber dos seus direitos. Ainda segundo a educadora, como visto no teaser do documentário “A Caminho da Copa”, o estado só entra nas comunidades com a sua força militar, agindo para reprimir as comunidades, quando, deveria ser o contrário, aumentar a participar popular e a cidadania, garantindo os direitos básicos de moradia.

                  O estudante de Direito da UFSC, Lucas de Melo, analisa que se a universidade tem todos os cursos, bastam os cursos se juntarem, e cumprirem com as suas funções sociais. Porém temos que pensar: A serviço de quem está a UNIVERSIDADE? Dos projetos INDIVIDUALISTAS, ou do BEM COMUM DA SOCIEDADE?

                  A estudante Mara Rosane do SEMI extensivo do PROJETO INTEGRAR, que quer fazer o curso de arquitetura, quando questionado sobre o por que de fazer justamente esse curso, respondeu que é para poder trabalhar nas comunidades e com isso, ajudar em projetos comunitários, com reaproveitamento dos materiais. Ainda de acordo com a estudante, no documentário podemos perceber que quem tem o poder, consegue tirar os moradores das comunidades,

                  O mesmo pensa o educador popular Kleicer (geografia), também do Projeto Integrar, e reforça as ideias e o papel da Gestão Estudantil Universitária Integrar no futuro, com os estudantes formados. Se conseguirmos continuar trabalhando juntos na Gestão, poderemos fazer realmente uma intervenção com Projetos Comunitários nas comunidades.
                  Para isso, temos que continuar nos organizando e investir na formação, sempre priorizando o bem comum. Caso contrário, cada estudante fará seu curso e não compartilhará dos seus conhecimentos com a sociedade.

                  De acordo com a estudante de museologia da UFSC, Romeine, o documentário apresenta uma força militar com uma visão nazista, onde tira a parte pobre da cidade, para que os ricos possam ver a beleza.

                  Para a mestranda em Antropologia pela UFSC, Julia Machado, se as comunidades soubessem dos seus direitos, haveria maior mobilização, e assim eles não seriam removidos. Temos sempre que duvidar das frases prontas, pensar e  questionar o que ouvimos, principalmente da mídia hegemônica. Hoje, a força policial só obedece a ordens, mas não precisava ser assim, falta muita consciência para mudarmos essa lógica.

                  Em viagem ao Rio de Janeiro, o estudante secundarista da EEB Lauro Muller, Lucas Axel, teve outra visão da cidade maravilhosa, como podemos ver no seu relato “quando fui ao Rio de Janeiro tive outra ideia da cidade maravilhosa, fiquei na faculdade estadual, próximo à comunidade, a intervenção dos polícias nas comunidades é de repressão, sem respeito com os direitos dos cidadãos.”

VAMOS A PAUTA:
1 - ORGANIZAÇÃO DO PRÓXIMO EVENTO: BRECHÓ:
DATA: começo de OUTUBRO
LUGAR: indefinido
PREÇO: TUDO A 1 REAL (com o objetivo de eliminar as roupas que temos acumuladas).
PENDENTE: - TEMOS AINDA QUE BUSCAR AS ROUPAS NO CAMPECHE: Luciana está organização. COMO ESTÁ A SITUAÇÃO? As roupas continuam no Campeche.
Luciana vai conversa com a Débora ou Elaine Tavares para participarmos na feira da Rádio Campeche,
TEMOS QUE TER UMA ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO: 1 (uma) SEMANA ANTES DO EVENTO.

2 -  - JORNAL POPULAR COMUNITÁRIO –- não temos nome ainda – MEMBROS DEVEM APRESENTAR proposta DE NOME Na reunião

QUAL A IDEIA DO JORNAL: ABORDARÁ ASSUNTOS RELACIONADOS AO MUNDO UNIVERSITÁRIO, A FUNÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES, AS COMUNIDADES, OS PROJETOS COMUNITÁRIOS, SERVIRÁ DE FORMAÇÃO E CONSCIÊNTIZAÇÃO PARA O MAIOR ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM OS PROJETOS COMUNITÁRIOS.

Realizamos um debate, com levantamento de proposta de NOMES para o jornal:
1- CÉLULA COMUNITÁRIA: X – 1 voto
2- MUNDO UNIVERSITÁRIO: 0
3- COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA: 0
4- ELO COMUNITÁRIO: X, X, X, X, X, X, X, X, X, X, X, X, X, - 13 VOTOS
5- REFLEXÃO UNIVERSITÁRIA - 0
6- LAÇOS COMUNITÁRIO - 0

Em votação pelos participantes, o nome escolhido foi: ELO COMUNITÁRIO

3 - PONTO 2 - PROPOSTAS DE AÇÃO PRÁTICA:
-PROGRAMA NA RÁDIO COMUNITÁRIA DO CAMPECHE
- FALTA PARECER DA DÉBORA PARA DARMOS INÍCIO AO PROCESSO – devido ausência da estudante Débora, esse item da pauta não pode ser debatido e encaminhado. Ficará para o próximo Encontro da Gestão.

4 – PRESTAÇÃO DE CONTAS - PENDENTES
- moedas do troco – foram todas depositadas na conta - ok
- As notas fiscais estão corretas – não temos a nota da compra do brechó – precisamos fazer algum tipo de registro – Pensar como. – Débora (ver valor e fazer a nota)
- Faltam alguns ainda pagarem as últimas compras – prazo até próxima reunião. – ok – todos quitaram suas dívidas.
- quem precisar usar dinheiro para transporte, no próximo mês, se manifestar até domingo (22/07/12) – no grupo da equipe de gestão. – NINGUÉM se manifestou no grupo. Temos que pensar outra forma de fazer isso.
- Quem precisa de passe para setembro: (Michele, Luciana, Romeine – se manifestaram na reunião) – R$ 34 de subsídio para o passe.
-Na próxima reunião trazer o recibo (entregar para a Débora)

5 - OFICINA DE CAPOEIRA (JEFERSON COSTA) –
Esse ponto de pauta não pode ser debatido, pois o professor de Capoeira Jeferson Costa, não pode estar presente no encontro da Gestão. Tentaremos no próximo encontro.

6 - FAZER UM BANCO DE DADOS do pessoal da gestão:
Vamos criar dois modelos de arquivos: um virtual, um em papel.
RESPONSÁVEL DO BANCO DE DADOS: DENIZE
- Vai montar um cadastro virtual (no programa SPSS) dos membros efetivos,
- Vai organizar as pautas no programa SPSS.

7 - FAZER UM MANUAL DA PRAE – benefícios para permanência – pensar como
Desenvolveremos essa ideia no próximo encontro – momento de escrever o texto de forma coletiva.
- usaremos a base de dados UFSC – com acréscimo das experiências dos estudantes que já fizeram.

8 - FAZER UM MANUAL SOBRE AS INSTANCIAS DA UNIVERSIDADE – pensar como
Desenvolveremos essa ideia no próximo encontro – momento de escrever o texto de forma coletiva.
- base de dados UFSC, UDESC –

9 - PARCERIA CASA BRASIL –
Objetivo: conseguir um espaço para a Gestão.
QUEM VAI: ROMEINE, LUCAS AXEL, LUCAS MELO, MICHELE MAFRA, Falta combinar o horário
Quando: QUARTA FEIRA – dia 22 de agosto de 2012:

10 – realização de um BINGO -
- estamos sem recursos humanos para a realização nesse momento. Esse item sairá de pauta.

11 – LOGO –
Arte: já temos – Romeine precisa socialilzar a arte do grupo da Gestão, para que todos possam ver.
Agora vamos levantar orçamentos para confeccionar um BANNER da GESTÃO: responsáveis: Lucas Melo, Lucas Axel –
Tamanho: 1m x 90cm.

Nesse 6º encontro da Gestão Estudantil Universitária Integrar foram realizados o CADASTRO DE 2 (dois) NOVOS MEMBROS EFETIVOS: LUCAS NIKIFORT E KEYLA CARVALHO.

PRÓXIMA REUNIÃO
DATA: 09 DE SETEMBRO – MANHÃ às 10h.
ONDE: INGLESES – CASA DA MARA

GESTÃO: CONSTRUINDO CAMINHOS COMUNITÁRIOS.


TEXTO: KLEICER CARDOSO ROCHA



FOTOS: KLEICER CARDOSO ROCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário