sábado, 23 de março de 2013

5º ENCONTRO GESTÃO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA INTEGRAR.


5ª. REUNIÃO GESTÃO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA INTEGRAR.

Bairro: CENTRO - JOSÉ BOITEUX – MACIÇO DO MORRO DA CRUZ – CASA DA LUCIANA – DIA 17 DE JULHO DE 2012.
APRESENTAÇÃO (09 participantes): BIANCA (BIO), KLEICER (GEO), LUCIANA (CIENCIAS SOCIAIS), MICHELE (ARQUITETURA e URBANISMO), JÚLIA (MESTRANDA ANTROPOLOGIA), LUCAS MELO (DIREITO), ROMEINE (MUSEOLOGIA), LUCAS NIKIFORT (GEOGRAFIA), LUCAS AXEL (ESTUDANTE ENS MÉDIO – OUVINTE)

AUSENCIAS JUSTIFICADAS: DENISE (MESTRANDA ANTROPOLOGIA), VIAGEM - DÉBORA (SISTEMA DA INFOR), FINANCEIRO – TAMYRES FERRI (AGRONOMIA), VIAGEM, SANDRA (ESTUDANTE DIREITO CESUSC), FAMÍLIA,
FALTA SEM JUSTIFICATIVA: CARLOS AUGUSTO (EDUCAÇÃO FÍSICA)

Momento 1 – DOCUMENTÁRIO “CIDADÃO INVISÍVEL” – O NEGRO EM FLORIANÓPOLIS,
SENSIBILIZAÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO DIA (POESIA, CURTA, CRÔNICA, NOTÍCIA ETC) – responsável pela atividade LUCIANA FREITAS – estudante ciências sociais - noturno
PONTOS DESTACADOS, DEBATIDOS E ANALISADOS:
- a realidade dos negros em Florianópolis, situação de segregação, povo “lá de baixo e lá de cima”
- segundo o documentário 1.06% de negros na universidade (UFSC) – 2006, com as políticas de ações afirmativas (cotas) tem aumentado um pouco esse percentual – mas a permanência ainda é um problema, e que se precisa levar em conta, para garantir a formação universitário dos estudantes negros,
- foto importante sobre a temática foi a aprovação pelo STF das políticas de ações afirmativas, como sendo constitucional, e o CUN da UFSC aprovou a continuidade do programa de ações afirmativas por mais 5 anos,
- No curso de arquitetura da UFSC, na turma da estudante Michele, são três negros na primeira fase, e todos conseguiram PRAE (auxílio para a permanência)
- No curso de ciências sociais (noturno) da turma da Luciana, entraram dois negros, mas apenas a Luciana continua no curso atualmente,
- Um fato comentado e polêmico, é com relação à comissão que verifica os documentos dos autodeclarados negros, antes da realização da matrícula – os estudantes falaram sobre o constrangimento, e a exposição, gerando uma violência simbólica muito forte. Como sugestão, as estudantes, colocaram, que poderiam se deslocar ao departamento para fazer matrícula como todos os demais, e lá, quando da dúvida por parte do atendendo, o candidato ser encaminhado para a comissão.
- Precisamos somar forças, e continuar na luta pela garantia de direitos, e colocar esses elementos nos espaços dentro da UFSC.

PONTO 1 - PRESTAÇÃO DE CONTAS - RESPONSÁVEL DÉBORA FREIRE
- Luciana – apresentou a planilha com as informações dos dados do caixa da gestão estudantil após duas atividades de Brechó.
- As notas fiscais estão corretas – não temos a nota da compra do brechó – precisamos fazer algum tipo de registro – Pensar como.
- Faltam alguns ainda pagar as últimas compras – prazo até próxima reunião.
- Os trocos serão depositados na conta
- quem precisar usar dinheiro para transporte, no próximo mês, se manifestar até domingo (22/07/12) – no grupo da equipe de gestão.
- todos tiveram acesso à planilha contendo o balanço do orçamento. Sem apontamentos. Parabéns a Débora, pela organização dos dados.

PONTO 2 - PROPOSTAS DE AÇÃO PRÁTICA:
-PROGRAMA NA RÁDIO COMUNITÁRIA DO CAMPECHE
                  A ideia surgiu a partir da proposta da Rádio Comunitária do Campeche, quando da nossa realização do II Brechó da Gestão Estudantil Universitária Integrar, para a estudante Débora, que é moradora do Campeche, de realizarmos um programa na Rádio Campeche.
                  Com isso, estamos trazendo para a Gestão, para juntos debatermos da viabilidade de tocarmos um programa que teria como TEMA CENTRAL – O MUNDO UNIVERSITÁRIO, debatendo a situação dos estudantes dentro da universidade, formulando proposta e criando uma massa crítica na mesma. O programa teria um formato de música, entrevistas, depoimento de estudantes, debatendo os assuntos em pauta do mundo universitário. A equipe da gestão tocaria com seus quadros e sempre com a presença da Débora – moradora local – um critério da Rádio para termos um programa.

                  A partir disso, os membros da Gestão, trouxeram alguns pontos iniciais, para pensarmos a proposta:

·         Bianca – acha a ideia interessante, mas não podemos deixar nas mãos de uma pessoa somente, tem que ser mensal, e temos que ver tempo de programação. Uma forma de construirmos a pauta poderá ser através do blog da Gestão, com as ideias dos estudantes e ouvintes;
·         Michele – acha a ideia interessante,
·         Romeine – temos que ver o tempo, melhor que seja mensal, e também ver a disponibilidade do pessoal para participar,
·        Lucas Melo – acha uma ótima ideia, é possível até fazer mais que uma vez por mês, dependendo da disponibilidade do pessoal, importante que seja revezado a participação do pessoal, não pode ser uma pessoa somente.
·         Lucas Godoy – temos que achar alguém que faz jornalismo para apresentar do programa, para ter melhor qualidade, o problema é achar alguém disponível. Deve ser mensal, dá mais qualidade,
·         Luciana – é importante a nossa participação, que seja de qualidade, e para que possamos aprender, mas temos muita coisa para fazer, então uma vez por mês fica mais fácil. Querer, sem dúvida que queremos, mas o problema é tempo.
·         Julia – temos que vincular do debate das pautas e organização do programa aos nossos encontros mensais, tirar à temática a ser discutida nos encontros, bem como tirar um grupo de pessoas e delegar, de mês a mês os responsáveis de cada mês, para não ocorrer de sempre os mesmos.
·         Kleicer – uma das coisas importantes a princípio, é ter gente com vontade de participar, criar um movimento organizado dentro da universidade, que trabalhe a temática universitária, bem como os problemas sociais em geral, como a atual greve dos professores. Também informar sobre as oportunidades na universidade e os direitos dos estudantes.

 - JORNAL POPULAR COMUNITÁRIO – discutir próxima reunião,
- não temos nome ainda – proposta para a próxima reunião,
-Rubens, ex estudante do projeto comunitário e estudante de jornalismo, está olhando a diagramação, de acordo com o Jornal do EDUCAFRO,
-Juliana Borges, ex estudante do projeto comunitário, aceitou ser a chargista do jornal popular comunitário,


PONTO 3 – ORGANIZAÇÃO DO PRÓXIMO EVENTO: BRECHÓ ou BINGO?
- Achamos melhor realizarmos, na nossa próxima atividade, mais um Brechó, haja vista, que ainda temos muitas roupas dos eventos anteriores,

Desta forma, temos a possibilidade de dois lugares:
- Na trindade, na casa da professora Elis – porém somente se as aulas voltarem,
- Ou na Comunidade Maciço Morro da Cruz – segunda edição.
- Data – sem previsão, porém no mês de Agosto.

- TEMOS AINDA PENDENTE BUSCAR AS ROUPAS NO CAMPECHE: Luciana está organização.

PONTO 4 – OFICINA DE CAPOEIRA (JEFERSON COSTA) – não conseguimos a confirmação da participação do Jeferson na reunião. Então esse ponto de pauta voltará na próxima reunião da gestão.

A LOGO da Gestão, está em fase de conclusão, a arte é da estudante Romeine Kayra, foi apresentado a proposta, com aprovação e pequenas ponderações para o fechamento da arte.

- PARA FINALIZAR antes e durante a nossa confraternização (desta vez – bolo de chocolate feito pela Julia – pizza comprada no Impera – pipoca feita pela Lu), decidimos sobre algumas propostas que apareceram ao longo dos nossos encontros, mas que ainda não tiveram ações para a concretização das mesmas.
Assim, votamos, e decidimos aquelas que temos interesse de realizar:
1 - FAZER UM BANCO DE DADOS do pessoal da gestão – pensar como
2 - FAZER UM MANUAL DA PRAE – benefícios para permanência – pensar como
3 - FAZER UM MANUAL SOBRE AS INSTANCIAS DA UNIVERSIDADE – pensar como
4 - Michele - PARCERIA CASA BRASIL – para conseguirmos um espaço para a gestão.
5 – realização de um BINGO.
PROPOSTAS QUE NÃO SERÃO LEVADAS ADIANTE:
x - FESTA JULINA – TROTE INTEGRADO DA GINCANA UFSC.
x - GINCANA COM ESTUDANTES DO INTEGRAR.
x - Abrir uma conta da gestão.
x - SITUAÇÃO DO CURSO ARQUITETURA, com cursos PRIVADOS DENTRO DA UFSC (VAMOS ACOMPANHAR O PROCESSO) – esclarecido pela Michele.

OUTROS:
- Filme para assistirmos – Revelação
- proposta de encontros mais longos – 1 dia inteiro.
Incluir nos regulamentos: Os recibos e o dinheiro serão entregues nas reuniões, e o comprovante na reunião seguinte. Aprovado por todos.

Próxima reunião: RUMO A BIGUAÇU – CASA DO LUCAS NIKI –  SEGUNDO FINAL DE SEMANA DE AGOSTO – AGENTE ESSA DATA. 11-08-12.

GESTÃO ESTUDANTIL – UNINDO FORÇAS 
TEXTO: KLEICER CARDOSO ROCHA


FOTOS: BIANCA ROMEU

Nenhum comentário:

Postar um comentário