domingo, 22 de março de 2015

29º ENCONTRO GESTUS



LOCAL: INGLESES - CASA DA ESTUDANTE DÉBORA TORRES

PARTICIPAÇÃO: 1 - Felipe – estudante Integrar, 2 - Greise – letras português, 3 - Juan - história, 4 - Beatriz – serviço social, 5 - Aline Miguel – história, 6 - Nicole – prof quimica Integrar, 7 - Bianca – prof biologia Integrar, 8 - Michele – arquitetura e urbanismo, 9 - Kleicer – prof geografia Integrar, 10 - Ticiane – história, 11 - Jonny – geologia, 12 - Lucas Axel – curso técnico computação, 13 - Isabela – ciências sociais, 14 - Francisco - geografia, 15 - Debora Torres – eng sanitária e ambiental, 16 - Leonardo - história, 17 - Mari – prof línguas Integrar, 18 - Tainara – prof Inglês.

PAUTA - Pontos discutidos:
1° Apresentação – rodada de apresentação e respectivos cursos, para todos se conhecerem;

2º - Formação, professor Kleicer trouxe a discussão sobre cotas na UFSC, lendo uma reportagem do DC de 2013, propondo uma discussão a cerca da função da política de cotas. Os pontos em contradição e erroneos da reportagem e as experiências individuais de cada estudante da GESTUS
- Michele se posicionou sobre as cotas para negros e a militância para a garantia da mesma
- Aline Miguel falou sobre a questão das bolsas para permanência.
- Mari falou sobre a questão das informações para os cotistas dentro da Universidade, e sua experiência num projeto de escrita, para auxiliar na permanência dos cotistas,
- Nicolle – expôs que o processo das bolsas deveria ser diferente na renovação, apenas para os novos, assim os mesmos tem uma chance também,
- Ticiane – levantou a luta do movimento feminista negro que acontece na UDESC, e os processos de racismo na mesma,
- Jonny – lembrou que quantidade de bolsas é insuficiente, e que o conselho da universidade não ouve os estudantes,

PROPOSTA professor Kleicer - escrevermos um artigo da Gestus sobre o processo das cotas e as contradições da permanência – quem tiver interesse em participar terá que se manifestar.
Objetivo é apresentar em algum congresso da área.

3º PONTO> Camisetas: responsável Jonny:
foram feitas 15 camisetas no valor de R$ 17,59 que serão pagos a princípio pela Gestus. Mas fica livre a contribuição de quem puder. Os novos membros têm prioridade em receber as camisetas. Pegar diretamente com o Jonny.

4° ponto> URGENTÍSSIMO - Relatório SINDIFISCO - VER COM A Luciana PARA ENTREGARMOS ATÉ DIA 27/03, estamos correndo o risco de não conseguirmos novamente a verba para o natal de 2015.

5° ponto> Situação da estudante Natalia, que faz medicina veterinária na UDESC – campus de LAGES - Ticiane relatou a dificuldade financeira nesse início de semestre.
Os membros da GESTUS Aprovaram um auxílio-alimentação para a Natalia no valor de R$300, para ao mês de abril.

6° ponto > CURSO DE COMPUTAÇÃO PARA A GESTUS
o estudante Lucas Axel apresentou a proposta do curso do SINDFISCO do curso de computação com duração de 2 anos.
O processo de seleção do membro da GESTUS contemplado se deu de forma livre, com candidatura dos interessados. Tivemos dois membros interessados: Débora Freire e Lucas Axel. Porém com a desistência da Débora Freire, o membro Lucas Axel foi contemplado com o curso de informática avançada.
CONTRAPARTIDA – agregar conhecimento para o desenvolvimento das mídias sociais da GESTUS, como o sítioi web, o blog e a página do facebook.

7° ponto - Oficina de escrita – coordenado pela professora Mariana, Dra em Literatura.
A oficina é oferecida apenas para os membros da GESTUS, com o objetivo de instrumentalizar os estudantes na escrita acadêmica, empoderar nossos estudantes para que possam fazer a graduação com nível de excelência.
Um dos objetivos esse ano será a produção de um Livro, a princípio com a ideia dos relatos de vivências dos estudantes na universidade.
Interessados: Leonardo, Ticiane, Jonny, Michelle, Isabela, Francisco, Aline, Lucas Axel, Juan, Beatriz. - horário Quarta-Feira: 14h as 16h.

8° ponto Inglês: - coordenação da professora Tainara – Línguas Inglês
Com o objetivo de fazer intercâmbios e participar do programa ciências sem fronteiras, nossos estudantes estão no processo de aprendizagem do Inglês, pois é uma língua fundamental para a comunicação nesses programas de intercâmbio.
Interessados: Felipe, Greise, Juan, Beatriz, Aline, Michele, Kleicer, Ticiane, Jonny, Lucas Axel, Isabela, Luciana, Francisco, Debora, Leonardo e Francisco.

9º ponto Projeto Padrinhos da GESTUS:
Debatemos como ocorrerá o repasse da verba dos interessados em contribuir com os estudantes da GESTUS.
A princípio será repassado o dinheiro diretamente para a Bianca, que é responsável pelo financeiro da GESTUS, até abrirmos uma conta bancaria para a GESTUS.

10º ponto CNPJ da GESTUS:
Ticiane nos relatou que é possível fazermos o nosso CNPJ como uma filial do Projeto Integrar.

Ticiane está responsável em ver os trâmites legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário